segunda-feira, 21 de março de 2011

Cidade tem 17 points para a prática de montanhismo

Caminhada, escalada e turismo ecológico. Essa trinca, aliada à proximidade com a natureza, move uma legião de pessoas até as montanhas. Em Niterói, o montanhismo tem a capacidade de congregar um turma boa em direção a objetivos comuns: o topo de morros e colinas de onde é possível se ver paisagens incríveis e inspiradoras. Tudo isso, claro, acompanhado de muita adrenalina.





Os principais points em Niterói são o Costão de Itacoatiara, a Enseada do Bananal, o Alto Mourão e o Morro das Andorinhas. Mas se, por um lado, eles são, por si só, supersedutores, por outro, falta-lhes sinalização para que atraiam ainda mais adeptos às suas trilhas e se tornem mais seguros.

Essa deficiência, que impede o acesso livre e sem riscos às áreas naturais da região, tem preocupado os praticantes do esporte. Atendendo a uma indicação da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria municipal de Projetos Especiais encaminhou ao prefeito Jorge Roberto Silveira uma proposta para instituir o Programa Municipal de Incentivo ao Montanhismo. 
Dentre outras ações, o documento prevê o mapeamento das áreas de interesse para a prática do esporte na cidade e a identificação de seus problemas ambientais, a fim de propor soluções para evitá-los ou mi- 
nimizá-los.

Por Daniela de Paula do blog bairros.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário