terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Alpinista escocês sobrevive a queda de 300 metros

Inacreditável!!!

Adam Potter, 36 anos, escorregou no momento em que, juntamente com mais 3 companheiros, pisou o cume do Sgurr Choinnich Mor (1.094 metros) na Escócia. Ele caiu, desamparado, pela face Leste da montanha, uma parede praticamente vertical. Espantosamente, sobreviveu apenas com pequenas lesões.

Alertados pelos parceiros de Adam, os serviços de socorro enviaram de imediato auxílio por via aérea. Ninguém escondeu o pessimismo: a queda era de mais de 300 metros na vertical, numa sucessão de 3 escarpas rochosas. Mas, ao chegarem no local, os tripulantes dos helicópteros viram um homem de pé a meio da encosta, tentando se orientar com um mapa na mão.

O que aconteceu? Os especialistas têm dificuldades em explicar. Jon Garside, instrutor do British Mountaneeiring Council, disse à BBC News que Potter teve “muita, muita sorte”: “Quem cai de uma altura destas raramente sai vivo.” Na verdade, e para além de alguns arranhões e nódoas negras, o alpinista apenas sofreu “três pequenas fraturas nas costas”.

Escorregar na neve, por um lado, acelera a velocidade da queda, mas, por outro, pode servir de “almofada” no momento do impacto. Só que não havia muita neve por onde Adam caiu. Outra hipótese é a mochila ter ajudado a amortecer algumas pancadas. O que também não convence outra técnica, Heather Morning, especialista em segurança na montanha: “Quando se dá uma queda destas, o que trazemos vestido não tem qualquer importância. Só se fosse um pára-quedas...”

Adam Potter é que não parece ter ficado afetado pela má experiência. “Estava indo escalar outra vez no próximo fim-de-semana, mas acho que vou ter que cancelar”, explicou à BBC News. “Talvez daqui a umas semanas. Vamos ver como evoluem as lesões.”

Um comentário: