quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Escalada - Entre os 8 melhores esportes para a saúde


Saiu na revista Sport Life de setembro, uma reportagem falando sobre a prática da escalada; um dos oito melhores esportes para a saúde. De acordo com a pesquisa, a escalada é o terceiro melhor esporte para a saúde, ficando à frente da natação, do ciclismo e da corrida. Segue a íntegra abaixo:

Na escalada, os benefícios mais notáveis são flexibilidade, resistência e força muscular (ou você acha que é fácil se esticar todo e precisar alongar e contrair os músculos para ir de uma pedra a outra?).
Montanhismo e escalada oferecem diversas modalidades, que vão da escalada em boulder (pedras pequenas sem necessidade de muitos equipamentos de segurança) a subida de grandes paredes, na qual o atleta permanece vários dias na vertical.
"No Brasil, a escalada ainda tem uma aura de perigo. Mas é um esporte ótimo, que trabalha todos os músculos e proporciona diversos níveis de envolvimento mental. Há escaladas fáceis e difíceis, seguras e perigosas e há mais que uma evolução física. Aos poucos, o praticante desenvolve capacidade de reagir sob tensão, desconforto, estresse", explica Eliseu Frechou, instrutor de escalada e atleta que já realizou inúmeros expedições às maiores e mais difíceis montanhas do mundo.
Quem também aposta no esporte é o ortopedista Rodrigo Zuccon, praticante de escalada há dez anos. "Apesar de não ter ganho boa pontuação em resistência cardiorrespiratória, isso só vale para a prática indoor. A escalada trabalha muito o aspecto físico, tanto aeróbico - quando temos que caminhar muitas horas com mochilas pesadas até alcançar a base para começar -, quanto anaeróbico. Além disso, desenvolve a propriocepção corporal, principalmente ao realizar movimentos de equilíbrio - uma constante durante a prática", diz o especialista em cirurgia do joelho e artroscopia pela Unifesp e membro de International Society of Arthroscopy and Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine.
De qualquer forma, é bom dividir o tempo com outras atividades que sejam também aeróbicas. "Correr e pedalar ajudam bastante, principalmente se for em conjunto com musculação, desde que não haja ganho de massa corporal. O melhor é ser o mais leve possível", frisa Frechou.
Quem quiser começar pode procurar uma escola e, se animar, tem disponível rotas em montanhas belíssimas que são fáceis e seguras para iniciantes. Frechou recomenda a via Normal da Pedra do Bau, em São Bento do Sapucaí (MG), e, no Rio, a via dos Italianos no Pão de Açucar.

Classificação:
Resistência cardiorrespiratória - 1 (nota mais baixa)
Força muscular - 5 (nota mais alta)
Resistência muscular - 4
Flexibilidade - 5
Gasto calórico - 5 (475 cal em 30 min)
Risco de lesão - 2

Um comentário:

  1. Show, só mostra mais uma vez que viemos pra ficar... se todos tiverem acesso a essas informações, vou pedir pra dobrar minha hora aula...rs
    abraços

    ResponderExcluir